Mini Rage Face Whatever Dude Smiley

Monday, March 17, 2014

Contexto histórico da filosofia árabe

Na historia da filosofia não consta que os àrabes tenham produzido uma filosofia. Eles produziram uma organização social diversa da ocidental e inventaram uma religiao que contribuiu para sua união étnica, mas não nacional (A Aràbia até hoje  é formada por vàrios principados ainda feudais com um governo corrupto)

  A invasão dos àrabes almoràvidas na Espanha em 711, onde eles fundaram várias escolas inclusive de medicina. Tentaram invadir a França, mas foram impedidos pelo avô de Carlos Magno, Carlos Martel, na Batalha de Poitiers, no inicio do século VIII. 

O domìnio turco-muçulmano e também àrabe no Mar Mediterrâneo no século X. Eles chegaram a invadir algumas ilhas da costa sul da França e o sul da Calàbria, a Apùlia, a Sicilia e Sardenha, mas foram expulsos por cavaleiros cristãos ou pelos barbaros normandos-vikings que tomaram a Sicilia e o Sul da Itàlia rechaçando os sarracenos. 

   A Cruzadas para liberar o Santo Sepulcro de Jerusalém que os turcos-muçulmanos haviam destruido no século XI. 

   As traduções feitas por Averroes e Avicena de alguns filòsofos gregos como Aristòteles, que é o pai da filosofia do Ocidente. Essas traduções chegaram aos monges e frades catòlicos ocidentais no século XII e XIII que as usaram em principio e depois as descartaram por causa da manipulaçao feita por Averroes sobretudo na intenção de corrigir a filosofia de Aristoteles segundo os ensinamentos do Corão (o qual não contém nem filosofia, nem teologia). 

    Pode-se falar então como fora dito acima em contato com a cultura 
àrabe e turca-muçulmana, mas não com a filosofia "arabe", jà que o mundo àrabe nunca produziu uma. Essa foi a origem para a suposta filosofia àrabe



Feito por: Thayná Caldeira

No comments:

Post a Comment